Aproveite sobras do seu banheiro e alguns ingredientes de cozinha para dar um toque pessoal ao cuidado com as roupas. A dica é da Superinteressante. É possível fazer em casa sabão em pó e amaciante. Aprenda agora:
Com um pouco de paciência e tempo para não desperdiçar matérias-primas usadas e correr atrás de outras, dá para se tornar praticamente autossuficiente na árdua tarefa de deixar as roupas sempre limpas e cheirosas. As receitas ao lado – econômicas e ecologicamente corretas – são boas sugestões de como fazer isso.
Para o sabão em pó:
Você vai precisar de:
- 500 g de óleo vegetal (usado anteriormente e coado depois)
- 300 g de amido de milho
- 75 g de soda cáustica em escamas
- 60 ml de água
- 100 g de silicato de sódio
- 50 g de carbonato de sódio
Para o amaciante:
Você vai precisar de:
- 5 litros de água
- 4 colheres de sopa de glicerina
- 1 sabonete ralado
- 2 colheres de sopa de Leite de Rosas
PASSO A PASSO:
1. Vamos começar com o sabão. Primeiros passos: misture água com soda e bata bem, depois acrescente o silicato e continue a mexer o conjunto até obter uma mistura homogênea.
1. Vamos começar com o sabão. Primeiros passos: misture água com soda e bata bem, depois acrescente o silicato e continue a mexer o conjunto até obter uma mistura homogênea.
2. Agora é hora de aquecer a gordura e acrescentar a ela o amido. A mistura deve ser batida, resfriada até 70o C e colocada num liquidificador. Agora entra a solução de soda. Bata bem novamente.
3. O último passo é colocar o pó de carbonato e bater tudo por uma hora. Espere até a mistura engrossar e deixe descansar por 20 minutos.
4. Mexa com força essa massa e deixe descansar até o dia seguinte. Para obter o sabão em pó, quebre essa massa até esfarelá-la de todo.
5. Vamos partir para o amaciante. É importante que o sabonete já esteja bem raladinho. Feito isso, ferva 1 litro de água com ele até dissolvê-lo.
6. Acrescente os demais litros de água fria, o Leite de Rosas e a glicerina.
7. Depois disso, basta mexer bem para obter a mistura homogênea e engarrafar para uso posterior.
Fonte [Superinteressante]