terça-feira, 19 de março de 2013

Ovo de colher trufado


ovo-colher-recehado-3-650x350

Você vai precisar de:
Para o ovo
300g de chocolate meio amargo
Para o recheio
130g de creme de leite
200g de chocolate ao leite
Para a decoração
Chocolate granulado à gosto
Modo de fazer:
Recheio
Derreta em banho maria o chocolate ao leite, cuidando para que a água não ferva para não deixar úmido o chocolate – depois ele pode ficar esbranquiçado por causa do contato com a água. Tão logo ele derreta, coloque todo o creme de leite e mexa bem, para que os dois fiquem bem incorporados. Coloque em uma vasilha e reserve.
Casa do ovo
Para derreter, coloque o chocolate meio amargo em banho maria, mexendo com cuidado até que derreta. Nesta fase é muito importante não deixar a água ferver, uma vez que pode deixar o chocolate úmido e esbranquiçado.
Se necessário for – é importante verificar na embalagem -, você precisará temperar o chocolate derretido. Para fazer isso, é só colocar o chocolate aos poucos sobre uma pedra de mármore ou granito e ir mexendo rapidamente com uma espátula, até que fique em uma temperatura mais baixa que a do nosso corpo.
Para moldar o ovo, coloque 200g do chocolate temperado dentro da forma – lembrando que você deve escolher uma para um ovo de 300g – espalhando por toda ela com a ajuda de uma colher. Depois leve à geladeira e deixe esfriar completamente.
Quanto estiver suficientemente frio, recheie com o chocolate ao leite preparado antes com o creme de leite.
Decoração
Coloque os 100g de chocolate meio-amargo em cima do chocolate ao leite e coloque o chocolate granulado ou mesmo chocoball se quiser algo mais “divertido”.
Deixe na geladeira por pelo menos duas horas e depois retire da forma. Polvilhe todo o ovo com cacau em pó.

Dicas:

Se você quiser mudar um pouco o recheio trufado, misture algumas essências alimentícias, como menta ou café. Você terá uma chocolate mais refinado e ainda mais gostoso.
Derreta 50g de chocolate branco e faça alguns rabiscos aleatórios em cima do recheio se você quiser um ovo mais sofisticado. Você pode fazer isso com o saco de confeiteiro, usando o bico mais fino possível.,