segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MOLHOS PARA SALADAS

Nem todo mundo gosta de saladas, embora os vegetais sejam essenciais para a nutrição do organismo e ricos em fibras. Para quem gosta das inúmeras variações que as verduras e legumes permitem, comer saladas é mais que um prazer, é uma necessidade. Mas tudo que é bom pode ficar ainda melhor, e no caso das saladas, isso é possível se elas forem temperadas com molhos especiais.

Reprodução


Nas prateleiras dos supermercados é possível encontrar uma enorme variedade de molhos, que dão um toque diferenciado aos pratos e podem ser até um incentivo para quem 'torce o nariz' diante de um prato com vegetais. Se você prefere preparar seus próprios molhos, selecionamos seis tipos que vão deixar suas saladas ainda mais gostosas! Confira:

Molho de iogurte: adaptado 

Em uma vasilha, misture 1 embalagem de iogurte natural, 2 colheres de sopa de azeite, ½ colher de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa gengibre ralado e sal a gosto.

Molho de alho: adaptado da Salada à Moda

Em uma vasilha, misture 1 colher de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de suco de limão. Junte 3 colheres de sopa de azeite em fio, batendo com um garfo até formar um molho espesso. Junte dois dentes de alho picados e 1 talo de cebolinha picado. Misture e tempere com sal a gosto.

Reprodução


Molho de nozes: adaptado da Salada Califórnia

Em uma saladeira, misture 1 colher de sopa de mostarda, 4 colheres de sopa de suco de limão, 1 embalagem de iogurte natural e 3 colheres de sopa de creme de leite. Junte 6 colheres de sopa de salsa e 6 nozes picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e mexa bem até ficar homogêneo.

Molho de requeijão: adaptado de Mix de Folhas Verdes com Molho de Requeijão

Em uma vasilha, misture 3 colheres de sopa de Requeijão Speciale Sadia, 2 colheres de sopa de mostarda e 3 colheres de sopa de azeite. Junte 5 colheres de sopa de água e tempere com sal e pimenta a gosto. Com a ajuda de um garfo misture bem até ficar homogêneo.

Molho vinagrete de hortelã e balsâmico

Em uma vasilha, misture 2 tomates picados, 20 folhas de hortelã e 1 cebola picada. Junte 2 colheres de sopa de aceto balsâmico, 3 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de mel. Tempere com sal e pimenta e mantenha na geladeira até o momento de servir.

Reprodução



Molho de mostarda


Em uma vasilha, misture 2 colheres de sopa Requeijão Speciale Sadia, 1 colher de sopa de leite, 1 colher de chá de azeite e 2 colheres de chá de mostarda. Sirva em seguida.


(Fonte: Sadia)