quinta-feira, 8 de maio de 2014

Geléias

GELÉIA DE PÊSSEGOS

2-kg - de pêssegos
2-Xícaras de (chá) de água
2- Limões (o caldo)

7 – Xícaras de (chá) de açúcar
Lave os pêssegos, corte em pedaços e separe os caroços. Separem alguns deles, quebre-os e encontrará uma semente parecida com amêndoa.
Mergulhe-as em água fervendo, tire as peles e amarre-as dentro de um pedaço de pano fino. Coloque junto com os pêssegos, a água e o caldo de limão. Leve ao fogo forte até começar ferver, depois reduza o fogo e cozinhe até a fruta ficar macia. Retire a espuma com a escumadeira, coloque quente nos vidros esterilizados e preserve segundo o método que escolher.

GELÉIA DE AMORAS

Retire os cabinhos e lave muito bem. Ponha a ferver com pouca água.
Quando estiver se desmanchando, passe em peneira fina. Para cada xícara (chá) do caldo de amoras, junte 2/3 de xícara de (chá) de açúcar. Leve ao fogo novamente, até ficar no ponto.
Proceda como na anterior.
________________________________________

GELÉIA DE JABOTICABAS

1 kg-de jabuticabas, água e açúcar. Lavar muito bem as frutas. Corte-as ao meio, esprema e leve ao fogo com água suficiente para cobri-las. Deixe ferver por 10 minutos, não mais. Em seguida, despeje em uma peneira e deixe coar o caldo sem espremer. Para cada xícara (chá) de caldo junte uma xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo novamente e deixe cozinhar lentamente, sem mexer, até a geléia despregar do fundo da panela. Proceda como as anteriores.


COMPOTAS

As compotas são fáceis e rápidas de preparar. E como ficam bonitas nos vidros! Naturalmente que, para compotas, a seleção das frutas tem que ser ainda mais cuidadosa, se você for fazê-la com frutas inteiras.

O PREPARO

Depois de escolhidas, bem lavadas, e, conforme o caso, descascadas, picadas ou cortadas ao meio para retirar as sementes, são colocadas em uma panela grande fervidas em uma calda de água ou suco de fruta com açúcar, por cerca de 10 minutos (a fruta deve ficar cozida mais bem firme).


A CALDA

Para fazer a calda, você mistura o açúcar na água ou suco. Leve ao fogo e ferva por 5 minutos antes de juntar a fruta. E para haver cozimento perfeito e uniforme, a calda deve cobrir a fruta.

Tipos de calda usada para:

Calda rala

Frutas pequenas e macias:

2- Xícaras de (chá) de açúcar
4- Xícaras de (chá) de água




Maçãs, pêras, pêssegos

Calda média

3- Xícaras de (chá) de açúcar
4- Xícaras de (chá) de água


Todas as frutas ácidas

Calda grossa

4- e 3/4-Xícaras de (chá) de açúcar
4- Xícaras de (chá) de água


O tipo de calda a usar depende muito do gosto.
A média é a ideal. Depois de pronta a compota deve ser imediatamente colocada nos vidros,
Previamente esterilizados. Arrume as frutas
Primeiro, com cuidado para não machucar.
Depois derrame a calda, deixando livres dois cms até a borda. Retire as bolhas de ar, complete a calda se necessário, feche bem esterilize em banho-maria. E não esqueça de rotular e datar.

TABELA DE FERVURA EM BANHO- MARIA PARA ALGUMAS FRUTAS:
Abacaxi-20 minutos
Carambola-30 minutos
Cereja-15 minutos
Figo maduro–30 minutos
Goiaba-25 minutos
Maçã-20 minutos
Manga-25 minutos
Morango-15 minutos
Nêspera-20 minutos
Pêra-25 minutos