domingo, 11 de maio de 2014

Picles

PICLES

O preparo de picles é um dos mais antigos métodos de preservar frutas e legumes. A alta aristocracia romana especialmente apreciava uma grande variedade de picles, importados de todos os territórios conquistados, preparados com grandes requintes.
Existe grande variedade de picles no mercado. Mas nada melhor do que você mesmo fazê-los, com sua imaginação e criatividade, usando legumes e frutas mais fresquinhos, caprichando nos cortes, nos formatos, ma arrumação dos vidros, e gastando muito menos. E você pode servir picles nas mais diversas ocasiões: com aperitivos, em saladas ou maionese, como ingredientes em outros pratos e - por que não?- como presentes personalíssimos para agradar os amigos.




O PREPARO

Use sempre legumes ou frutas de boa qualidade. Devem ser perfeitos, sem manchas ou descoloração e não muito maduros. Use um bom vinagre de preferência branco.
Não use utensílios de cobre ou ferro e, sim, alumínio, aço inoxidável ou ágata. E sempre preserve em vidros. As tampas devem ser de vidro, plástico, ou revestidas de borracha, pois o vinagre oxida a tampa de metal. Você não precisa usar o banho-maria, mas pode selar a conserva com parafina (como para geléias).
Entretanto, o vinagre já age com segurança como agente preparador. Os picles que duram bastante podem ser feitos em grandes quantidades, com cebolas, gengibre, etc. Mas repolho, pepinos, pimentões já não resistem tanto. O tamanho do vidro também depende da quantidade de picles que você costuma consumir.
Não deixe de verificar se as tampas estão bem vedadas. E de rotular e datar.

Uma tradição antiga, mas que realmente deixa os picles mais gostosos, é deixar o vidro já fechado vários dias no sol.
Os vidros com picles devem ser guardados em lugar fresco, seco e sem muita claridade. Não deixe de colocar no rótulo a data do preparo.
Isso é muito importante para que você use as conservas no seu ponto ideal. Observe as receitas.



PICLES MISTO

Você pode usar uma variedade de legumes e frutas (neste caso devem estar verdes): repolho branco, couve-flor, vagem, pepino, talos de salsão, pimentão verde e vermelho, maça, melão, pêra dura. Para cada quilo de conserva
Use:
2- Dentes de alho socado
1- Colher (sopa) de gengibre ralado
1- Colher (sopa) de pimenta do reino
4- Folhas de louro
1- Colher (sopa) de mostarda em grãos
1- pimenta vermelha (se quiser bem ardida)

As principais características destes picles são divertidas, é que devem ser feitos em etapas, á medida em que os ingredientes fiquem mais na época. E mais baratos.
Corte o repolho (que deve ser bem firme) em tiras e a couve flor em raminho. Coloque em uma vasilha e polvilhe com sal.
Deixe 24 horas, depois lave, enxugue e coloque no vidro, maior que encontrar. Junte os temperos. Ferva o vinagre branco que dê para cobrir e junte quando estiver morno. Quando tudo esfriar, feche. Daí em diante, você pode ir acrescentando o que quiser.
Não esquecendo que deverá lavar bem. Cobrir com sal por 24 horas, lavar, escorrer, enxugar antes de colocar no vidro. E acrescentar sempre mais vinagre branco fervido e morno para cobrir. Quando você achar que chega, vire tudo em uma vasilha grande bem lavada, misture bem e coloque em vidros menores.
Se o vinagre não for suficiente para cobrir todos os vidros ferva mais para completar.
Feche bem. Vale a pena fazer uma boa quantidade, pois se os vidros ficarem bem vedados, durarão bastante - até um ano.


PICLES DE OVOS DE CODORNA

Coloque os ovos em panela, com bastante água fria para cobrir, e cozinhe por 15 minutos. Deixe esfriar e descasque. Coloque no vidro e cubra com vinagre branco puro ou temperado fervido. Feche bem.
Use depois de 2 ou 3 semanas.