segunda-feira, 12 de maio de 2014

Outros tipos de conserva

CONSERVAS COMUNS

(NEM POR ISSO MENOS IMPORTANTES)

Pimenta na cachaça

Esta é uma excelente maneira de conservar pimentas. Duram anos. E não ficam tão ardidas. São ótimas, inclusive para temperar carnes (assados): faça um corte fundo, com faca afiada e coloque a pimenta inteira, ou use o caldo do vidro para temperar.
Escolha pimentas bem firmes, fresquinhas (você pode usar todas iguais, ou misturar vários tipos). Retire os cabinhos e lave muito bem. Escalde em água fervendo. Escorra imediatamente, e coloque no vidro, bem junto.
Nunca se esqueça de que o vidro deverá ser esterilizado da mesma maneira que para as outras conservas. Cubra as pimentas com cachaça (da boa). Observando os dois cm livres até a borda do vidro. Feche. Guarde em lugar com pouca claridade, fresco e seco. De vez em quando examine as pimentas: se o nível de cachaça baixar abra o vidro e complete. Conservadas desta maneira, as pimentas não estragam. Só que, depois de um ano, vão perdendo a cor e o ardido. Mas isto não quer dizer que estão estragadas. É idéia simples e gostosa de presentear os amigos.



PASTA DE PIMENTA VERMELHA

Escolha pimentas perfeitas, que dêem para encher um vidro. Passe-as no liquidificador com:
3-Cebolas
2-Dentes de alho
1-Colher de (sopa) de sal
1/2-Litro e (2-Xícaras de chá) de cachaça que poderá ser substituída por vinagre.

Vale a pena experimentar para ver qual ficará mais ao seu gosto.
Coloque a pasta no vidro, devidamente esterilizado, e leve ao banho-maria por (trinta minutos). Rotule e date e guarde em local apropriado.



MASSA DE TOMATE

Se você gosta de usar massa de tomate, pode muito bem criar a sua receita, mais a seu gosto.
Aproveite a época em que os tomates estão mais baratos. Não faça pouco, pois a massa fica reduzida à metade, depois de pronta.


RECEITA

12 kg - Tomate
3- Cebolas picadas
3- Dentes de alho
1- Folha de louro
1- Cheiro-verde do seu gosto
Sal à vontade
Exemplo - Manjerona, coentro, alfavaca, etc.

Corte os tomates em pedaços, pequenos, junte os demais ingredientes, e leve ao fogo em panela grande.
Ferva durante 30 minutos. Ainda quente passe na peneira. A pasta deve voltar ao fogo por mais uns 40 minutos. Proceda conforme as instruções. Tradição antiga: antes de colocar no vidro, espalhe a massa em uma assadeira grande rasa, e deixe-a ao sol (se estiver bem quente). Fica mais escura. Logo em seguida ainda quente do sol, coloque a massa no vidro e esterilize no banho – Maria pelo menos 40 minutos.

CONSERVA DE PIMENTÕES

1 kg - Pimentões (verdes ou vermelhos)
3 – Dentes de alho
1 – Folha de louro
Sal
Azeite
Vinagre
Ponha os pimentões no forno, por alguns minutos, até as peles ficarem soltas. Retire do forno, tire as peles, corte fora à tampa e retire as sementes. Corte os pimentões em pedaços a seu gosto. Faça um molho com o azeite e vinagre em partes iguais, junte o alho socado e salgue a gosto. Coloque os pimentões no vidro: uma camada, um pouco de molho até terminar. Por último, a folha de louro. Não se esqueça de deixar os dois cm de vão até a borda. Feche o vidro, e leve ao banho-maria por 15 minutos.
Proceda conforme as instruções.



BERINGELAS EM CONSERVA

1 kg – Berinjelas perfeitas
Vinagre – Sal - Orégano e Alho socado
Corte as berinjelas em rodelas (no Maximo 1/2 cm) e cozinhe-as em um pouco de vinagre e sal. Quando macias, deixe-as escorrendo em uma peneira. Arrume-as no vidro já esterilizado: colocando um pouco de berinjela, salpicando com orégano e alo socado, até chegar quatro cm da borda. Junte uma colher (sopa) de azeite e vinagre branco até completar mais dois cm. Feche o vidro e ferva no banho-maria por 20 minutos. Proceda conforme as instruções.

Variação – As berinjelas ficam diferentes e muito gostosas se você usar o alho torrado em vez dos alhos puros e crus.


ALHO TORRADO

Par quem gosta de alho, está é uma maneira excelente de deixá-lo pronto para usar. Fica ótimo para colocar sobre bifes, já pronto, na hora de servir, saladas especialmente de brócolis e outros. Descasque os dentes de alho e passe-os no espremedor. Em uma panela, coloque azeite de oliva (o suficiente para cobrir o alho) e leve ao fogo. Quando estiver bem quente, junte o alho socado, mexa bem para ficar soltinho e frite até dourar. Retire imediatamente do fogo coloque no vidro, devidamente esterilizado, e vá usando.