quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bolo Impossível


Publicada por Karen 

Ingredientes:

Para 8 pessoas:
100g de farinha
1 c. café de bicarbonato de sódio ou fermento em pó
1 pitada de sal
150g de manteiga + cerca de 15g para a forma
7 ovos grandes
190g de açúcar
200g de chocolate meio amargo
100g de doce de leite em pasta
1 fava de baunilha (ou 1 c. café de essência de baunilha) 

Preaqueça o forno à 200 C.

Leve o leite ao fogo com a fava de baunilha aberta ao meio no sentido do comprimento, quando ferver, desligue o fogo e cubra. (Se usar a essência, você pode empregá-la quando misturar o leite aos ovos).

Prepare a massa do bolo:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria (ou no microondas). Acrescente 150g de açúcar e 3 ovos batidos. Adicione a farinha peneirada com o bicarbonato de sódio e o sal.

Trabalhe a massa até que ela fique homogênea. Reserve.

Prepare o flan:
Em uma tigela, bata os 4 ovos restantes com 40g de açúcar. Retire a fava de baunilha do leite e derrema-o sobre os ovos sem parar de bater. Reserve.

Montagem:
Unte generosamente uma forma de 26cm de diâmetro com a manteiga. Espalhe o doce de leite no fundo da forma. Coloque a massa de chocolate sobre o doce de leite e, por fim, o flan.

Cubra com uma folha de papel alumino tomando o cuidado para que ela não entre em contato com o flan. Cozinhe em banho maria por 20 mn à 200 C. Em seguida, abaixe a temperatura para 180 C, retire a folha de papel alumínio e deixe no forno por mais 30 ou 40 mn, ou até que um palito inserido na massa saia limpo. As camadas de bolo e de flan irão se inverter.

Tire o bolo do forno, deixe esfriar alguns minutos. Enquanto o bolo ainda está morno, solte as bordas com uma faca e desenforme. Coloque-o na geladeira.

Sirva bem frio, ele pode ser preparado na véspera.

Fonte: 
http://kafkanapraia.blogspot.com.br/2005/12/bolo-impossvel.html